Disciplina Positiva NÃO é Mimimi…

Muitas pessoas me perguntam se educar com base na disciplina positiva é nunca dizer não para os filhos e deixar que façam tudo o que bem entenderem para que não fiquem traumatizados. Outros falam que essa geração é cheia de não me toques, mas  não é nada disso gente! Muito pelo contrário! A disciplina positiva nos oferece a chance de criar filhos mais preparados para a vida sem cair na superproteção. Como posso saber se estou usando a disciplina positiva na educação dos meus filhos? Aqui estão 5 critérios que irão te ajudar a identificar isso nas suas atitudes educacionais:

  1. É respeitoso, quero dizer, gentil e firme ao mesmo tempo. Gentil e firme significa não usar a punição e nem cair no extremo da permissividade. Você será firme nos limites e usará de gentileza quando colocar estes limites. Um exemplo é quando a criança quer algum brinquedo que você não está disposta a comprar. Você pode dizer que entende que ele gostaria daquele brinquedo, mas não vai compra-lo e está disposta a ajuda-lo a aprender a economizar para poder comprar outro dia ou escolher outro brinquedo.
  2. Ajuda a criança a se sentir aceita e importante? Afinal é isso que todos nós buscamos, não é mesmo? Nossos filhos precisam ser aceitos e ao mesmo tempo precisamos permitir que eles aprendam novas habilidades e aprendam com os erros também. É importante encorajá-los a buscar soluções sem superprotegê-los para que possam ter sucesso nesse mundo tão desafiador.
  3. É eficaz em longo prazo? Quando decidimos o que fazer em relação aos nossos filhos, devemos pensar se as decisões que tomamos serão úteis para eles em longo prazo, ou seja, que habilidades­­­ de vida estarão desenvolvendo para a vida adulta. O que ele vai aprender sobre si mesmo e sobre o mundo? Saberá lidar com a frustração?
  4. Ensina habilidades sociais e de vida para desenvolver um bom caráter? Permita que seu filho assuma responsabilidades compatíveis com seu desenvolvimento e explore as consequências do seu comportamento. Mostre seu interesse pelo que ele pensa, seja curioso sobre o mundo dele e ajude-o a construir soluções para os problemas.
  5. Convida as crianças a descobrir como são capazes e a usarem o seu poder de maneira construtiva? Permita que seu filho contribua nas atividades do dia a dia de acordo com seu desenvolvimento e encoraje-o a superar seus limites seja colocando os talheres na mesa, vestindo-se sozinho ou guardando os próprios brinquedos.

E então? Fez sentido pra você?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Encorajamento • Disciplina positiva

Me dedico a encorajar a transformação de mulheres em busca de crescimento pessoal nos relacionamentos amorosos ou na educação dos filhos, incentivando a alegria, a conexão e a solução de problemas da vida real.

ENCONTRE SEUS INTERESSES:

Vamos conversar?